Seu browser não tem suporte ao JavaScript!
Recursos de
Acessibilidade:  
Tecle Alt+1 : ir ao conteúdo Tecle Alt+2 : ir ao mapa do site Texto menor Texto maior Contraste                 
Campina do Monte Alegre, 28 de junho de 2017
Campina do Monte Alegre

Webline Sistemas

História

 

Campina do Monte Alegre, cidade menina, emancipada em 1991 tem muito a nos contar. Sua comunidade já existia por volta de 1870, diz sua história que um garoto encontrou uma imagem de São Roque dentro de um cupinzeiro. No local uma capela foi construída em homenagem ao santo que se tornou o padroeiro da cidade, criando a tradicional festividade religiosa realizada em agosto.

Por cerca de 200 anos foi rota dos tropeiros, comitivas que faziam a ligação entre as regiões produtoras e os centros consumidores no caminho sul-brasileiro. Este movimento deixou uma forte influência daquela cultura em nosso município como as bailadas, trajes e cavalgadas.

Durante a Revolução Constitucionalista de 1932, foi palco de grandes batalhas entre paulistas e gaúchos. Em um dos bombardeios, o sineiro da igreja de São Roque foi atingido por uma bomba. Podemos garantir que a guerra marcou o povo campinomontealegrense deixando nele ainda mais vontade de vencer e o orgulho de dizer que não deixou as tropas gaúchas invadirem suas terras.

Com aproximadamente 7 mil habitantes, a cidade destaca-se por suas belezas naturais e sua mata quase intocada. É banhada pelos rios Paranapanema e Itapetininga, que estão entre os únicos não poluídos do Estado de São Paulo, o que para nós é motivo de grande satisfação. Por esta razão nosso município tem a pesca como atividade muito apreciada pelo povo e visitantes. Outra grande atração nos meses de dezembro e janeiro é a piracema, época em que os peixes sobem o rio para a desova, espetáculo da natureza que leva muitos turistas ao Distrito do Salto para o apreciarem.

Campininha, como é carinhosamente conhecida não é somente agradável aos olhos de quem a visita, como também se faz amável por seu povo simpático e acolhedor, tendo o charme e a simplicidade da vida no campo.

 

http://www.cmcampinamtealegre.sp.gov.br/galerias/fotos/2/campina%20inteira%20.jpg

 

A imagem pode conter: noite

 

No Distrito do Salto, o turista pode desfrutar de atrações especialíssimas como os passeios de barco pelo rio onde o famoso paredão de pedras pode ser admirado bem como a cachoeira.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, céu, atividades ao ar livre, natureza e água

 

Para os admiradores de sabores exóticos o Sítio de Frutas Raras oferece mais de 1.200 espécies de frutas nativas e excêntricas, onde o visitante além de aprender sobre o cultivo pode saboreá-las. No viveiro, cerca de 200 espécies de mudas estão à venda e as visitas devem ser agendadas.   

 

Sítio de Frutas Raras (15) 9.8132-5140


 

Gastronomia

A gastronomia local é muito rica, fruto das tradições e influencias culturais que se instalaram na região. Aqui o turista desfrutará da saborosa e autêntica comida caseira. Simples porém farta, a culinária da cidade oferece pratos como o arroz com frango, sopa de milho verde, bolinho de frango, além das muito procuradas porções de peixe, especialmente a de piquira. O serviço é atento, as pessoas prestativas e os preços convidativos.

 


http://1.bp.blogspot.com/_o7DPc2OeJOU/TMHkVpylQII/AAAAAAAAAIE/hw8DwCDFgNE/s1600/piquira.jpg      

 

http://4.bp.blogspot.com/_o7DPc2OeJOU/TMHkPY3LMhI/AAAAAAAAAIA/PGRazc5kkcc/s1600/piquira+frita.jpg


Entretenimento

 

Entre as diversas comemorações que ocorrem durante todo o ano, destacamos a Campesca, que abre o calendário de eventos tradicionais do município. A Campesca reúne apaixonados pela pesca de diversas regiões e cidades do Estado, o campeonato que acontece pela manhã às margens do Lago João Gomes no centro da cidade, atrai turistas que buscam o lazer nesta prática que promove a união das famílias e a integração social e à noite, o Baile do Hawaí encerra a festividade realizada anualmente no mês de janeiro.

O Carnaval é outro evento que atrai milhares de pessoas que vêm curtir as marchinhas da festa de Momo. No mês de março é a vez da Copa Campina de Vôlei de Praia, onde a cidade recebe atletas de todo o Brasil. Nos meses de abril e agosto a atenção se volta para as festas de São Jorge e São Roque, este último padroeiro da cidade.  Em maio acontece o Prêmio José Paz de Literatura, criado especialmente para incentivar as crianças na leitura e escrita de poesias, o evento recebe centenas de poesias escritas pela rede municipal de ensino e toda a comunidade. Posteriormente acontece a confecção do livro e premiação para os destaques.

 

 

Onde ficar

Pousada da Gibinha - (15) 3256-1147

Pousada Casarão – (15)3256-1772

Pousada e Restaurante da Cachoeira (distrito do Salto) – (15) 3256-1157

Clube de Campo Capaúva – (15) 3256-1706

Sindimestres – (15) 3256-1200

 

Bares, Restaurantes e afins

Restaurante Oliveira – (15) 9.9792-5617

Restaurante Casa da Vó – (15) 3256-1891

Restaurante da Cachoeira – (15) 3256-1157

Pastelaria do Frango e Celi – (15) 9.9649-3677

Pizzaria Lodovico – (15) 9.9692-2474

Choperia Titanic – (15) 9.9737-5870

Monte Alegre Pizza – (15) 9.9849-3613

Sorveteria Flamboyant

Lanchonete Fenix

Cantinho do Santista







melhor utilizado Firefox - Chrome - Ie9 ou superior

OUTROS ORGÃOS